Um incêndio pode ser influenciado por diversos fatores. Dentre eles, as características construtivas da edificação, medidas de prevenção e combate a incêndios instalados, características de queima dos materiais envolvidos, quantidade de material combustível presente no ambiente e sua posição, local em que o fogo iniciou, ventilação do ambiente, entre outros.
O incêndio manifesta-se a partir de três fases distintas:
1º Fase: O incêndio está em seu princípio e passa por um crescimento lento, podendo demorar entre cinco a vinte minutos até a ignição acontecer.
2º Fase: Aquecimento do ambiente, por meio das chamas em crescimento. No momento em que a temperatura se eleva até aproximadamente 600 C°, o ambiente é dominado por gases e vapores provenientes da pirólise dos sólidos combustíveis e líquidos presentes no local. A inflamação generalizada do ambiente (flashover) ocorre neste instante e o lugar é completamente tomado pelas chamas.
3º Fase: A temperatura do ambiente começa a cair gradualmente, devido à diminuição do material combustível.
O gráfico a seguir apresenta o desenvolvimento da temperatura de um incêndio ao longo do tempo, indicando quais fenômenos podem ocorrer e quando. Na curva, as três fases do incêndio podem ser visualizadas.
Curva de evolução do incêndio
É indispensável mencionar que o período transcorrido até a inflamação generalizada ocorrer, trata-se do período disponível para a população sair do local e para que o combate inicial do sinistro aconteça. Quando o flashover tem início, pode se dizer que o incêndio está estabelecido, a partir de então a manutenção da vida no interior do ambiente se torna insustentável.
Na maioria das vezes a inflamação generalizada manifesta-se em um tempo máximo de 20 minutos após incêndio ter iniciado, considerando um ambiente com abundância de oxigênio. Logo, é fundamental utilizar materiais e sistemas de combate adequados para que seja possível controlar o incêndio ainda em seu princípio (MARTÍN; PERIS 1982 apud MITIDIERI, 2008).
SEITO, Alexandre Itiu. Fundamentos de fogo e incêndio. In: SEITO, Alexandre Itiu et al. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008. cap. IV, p. 35-54. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Seguran%E7a/a_seguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf. Acesso em: 24 mai. 2018.
MITIDIERI, Marcelo Luis. O comportamento dos materiais e componentes construtivos diante do fogo: Reação ao fogo. In: SEITO, Alexandre Itiu et al. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008. cap. V, p. 55-75. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Seguran%E7a/a_seguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf. Acesso em: 24 mai. 2018.
Jordan Davi Stockmanns – Engenheiro Civil pela Unisino